Como começar na fotografia sensual e nu artístico

Já pensou em entrar no mercado de fotografia sensual ou de nu artístico? Aposto que sim, mas não sabe nem por onde iniciar? Então vem comigo nesse texto (que acho que vai ficar bem longo) e veja algumas dicas de como começar nessa área da fotografia que é bem bacana. Meu nome é Gilson Lorenti. Sou fotógrafo há 22 anos e resido nas terras quentes de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Faz 20 anos que trabalho com ensaio fotográfico feminino, fotografia sensual feminina e nu artístico. Desde 2008 ministro cursos de fotografia pelo projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e também aulas particulares. Falar de fotografia sensual e de nu é uma de minhas grandes paixões.

Assim como a maioria de vocês eu não sabia por onde começar. Tinha como inspiração os belíssimos ensaios que o J.R.Duran fazia para a Playboy. Na época entendia pouco da técnica envolvida, mas sabia que gostaria de fazer aquilo. Para vocês entenderem um pouco o meu dilema, a internet ainda era um mar de gifs piscantes na época e com pouca informação de qualidade. Os livros na área também eram quase impossíveis de encontrar aqui no interior. Então, o primeiro ensaio foi na raça. Na época, uma amiga da namorada do meu irmão topou ser a modelo e todo o ensaio foi feito na garagem de minha casa. O fundo infinito foi feito com tecido preto. A iluminação foi planejada com holofotes de jardim e a câmera utilizada foi uma Zenit com lente 50mm abastecida com filme Fuji ISO 400. O resultado? Um total desastre, mas serviu como um grande aprendizado. Depois de 20 anos de experiência eu tenho algumas coisas interessantes para ensinar sobre esse tipo de fotografia e você pode seguir o passo a passo abaixo.

1 – Definição do mercado para qual o ensaio se destina

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Essa é a primeira decisão ao montar o seu primeiro ensaio de fotografia sensual. Você pode estar vendendo o serviço ou apenas fazendo para ser o seu portfólio para futuras vendas, mas qual o mercado que você vai atender? Você pode fazer um nu conceitual, você pode fazer um ensaio boudoir, ou simplesmente um sensual bem soft. Todas essas categorias se encaixam no que chamamos de fotografia comercial, ou seja, você está querendo vender o seu serviço de fotógrafo de ensaios. Por outro lado, você pode querer fazer um ensaio autoral. Nesse ponto o objetivo principal é a visão artística do fotógrafo e não uma necessidade comercial. Quando digo comercial, é pensando na venda do ensaio para clientes domésticos; O nu autoral pode fazer parte de uma série fotográfica que, futuramente, pode ser vendida como fotografia fine art. O que importa é determinar qual vai ser o seu segmento dentro da fotografia sensual e de nu.

2 – Procura por modelos adequadas

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Nesse ponto, a escolha do mercado do ensaio vai determinar o tipo da modelo que você vai escolher para o ensaio. Se é um trabalho publicitário para a venda de um produto, ou publicação em uma revista, a modelo deve ser jovem e com condicionamento físico perfeito (na realidade, nesse tipo de ensaio quem decide como será a modelo é a própria agência publicitária que está gerenciando a campanha). Agora, se você quer vender ensaios fotográficos sensuais para mulheres entre 35 e 50 anos que querem dar uma repaginada na autoestima, então esse é o tipo de modelo que você precisa para seu ensaio. Se o seu público alvo serão mulheres jovens, então esse é o tipo de modelo que você precisa. Para a fotografia autoral a necessidade de um tipo específico de corpo físico só é determinante para o seu objetivo. Por exemplo, você pode querer desenvolver uma série fotográfica com garotas que participam de competições fitness. Mas, geralmente, no primeiro ensaio a gente ainda está meio perdido. É importante notar que você pode trabalhar com modelos profissionais ou amadores. As profissionais vão cobrar uma diária pelo tempo de serviço e vários fatores podem levar esse valor a subir como, por exemplo, se as fotos serão de nu total e se você quer autorização para postar essas imagens em redes sociais ou site na internet. Modelos profissionais já sabem se portar no ensaio e possuem experiência na criação de poses. Modelos amadoras não são difíceis de encontrar, pois muita gente gostaria de encarar essa aventura, mas com elas é mais complicado de lidar durante o ensaio. Você terá que construir toda a postura e poses para o andamento do ensaio.

3 – Busca por locações adequadas ao projeto

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Como eu disse no começo, meu primeiro ensaio foi na garagem de casa. Ter locações adequadas para um ensaio sensual/nu é complicado para o iniciante. O local tem que ser discreto e se adequar ao projeto geral do ensaio. A primeira opção é utilizar um estúdio fotográfico. Lembrando que estúdio fotográfico é todo local utilizado para fotografar. Pode ser um cômodo de sua casa. Fora o estúdio, você pode fotografar na natureza, uma opção gratuita em algumas situações. Você precisa conhecer os pontos na zona rural do seu município que podem ser utilizados. Uma opção muito legal é alugar um quarto de hotel. Alguns estabelecimentos fazem um valor mais em conta para isso, visto que será utilizado por 2 ou 3 horas o quarto. Eu não gosto de fotografar em motel. Não tem como esconder que você está em um motel e a foto fica marcada com essa característica. Hoje também existem serviços on-line que alugam casas mobiliadas por uma diária. Uma opção muito interessante. E, no caso dos ensaios que vendo para as clientes aqui na cidade, eu também dou a opção de fotografar na própria casa da modelo. Uma opção legal e que pode fazer a sua cliente se sentir bem melhor. Sobre essa questão, eu tenho um podcast gravado ano passado que fala só sobre o tema das locações. Para ouvir é só clicar aqui.

4 – Escolha do equipamento

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Essa é uma parte que falo muito rapidamente em meu curso. Hoje, as câmeras fotográficas alcançaram uma qualidade de imagem muito satisfatória. Todas as câmeras DSLR ou mirrorless serão adequadas para a sua fotografia sensual e de nu. Até as câmeras de entrada, pois fazer ensaios tem baixo impacto no equipamento. Você não vai fazer 5 mil fotos em um dia como acontece ao fotografar casamentos. Os meus ensaios, quando exagero, costumam ter 500 fotos. A lente é muito mais importante nesse ponto. Eu indico a vocês sempre ter uma 50mm na bolsa. Não vou entrar na falácia de que é uma lente obrigatória para o fotógrafo. Gosto de indicar por ser a opção mais barata para uma lente com ótima qualidade de imagem e grande abertura de diafragma. Qualquer outra opção que chegue perto dela vai ser muito mais cara. Para o iniciante, a lente do kit e uma 50mm resolvem quase todos os problemas. Os manuais de retrato vão dizer que você deve utilizar grandes distâncias focais, como 85mm por exemplo, por conta da distorção que uma lente mais curta pode causar. Eu já fotografei muito ensaio com grande angular, ainda mais quando o espaço disponível para fotografar é pequeno. Lentes com pouca distância focal podem causar distorção sim, mas hoje podemos corrigir isso nos softwares de edição. Hoje trabalho basicamente com uma 24mm f/2,8 e uma 60mm f/2,8. Em situações externas com muito espaço gosto de usar também a 70-200mm.

5 – Projeto de iluminação

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Aqui é basicamente escolher que tipo de luz você vai utilizar. Se você está começando e não investiu ainda em iluminação artificial, então a sua saída é utilizar a luz natural. O sol ainda é público e não paga imposto para usar, sem falar que é uma luz muito bonita. Ao escolher a luz natural, então basicamente a sua escolha de locação fica restrita a locais externos. Natureza ou prédios abandonados. Chácaras que são alugadas para festa também são uma boa escolha nessa hora. A única preocupação é ter um rebatedor, que pode ser uma placa de isopor de R$ 5,00. A limitação da luz natural é que você fica limitado a horários específicos durante o dia e também fatores climáticos. Fora a luz natural, temos as luzes artificiais: luzes contínuas e o flash. Existem iluminadores de lâmpadas florescentes com preços bem interessantes em lojas on-line. Mas, normalmente, são luzes fracas que exigem ISO alto e uma grande abertura de diafragma. Entre as luzes contínuas também temos o LED, uma fonte de luz com tonalidade bonita e muito prática, mas cujo valor é bem salgado para quem está começando. O flash seria o próximo passo na iluminação. Eles produzem uma luz forte, agradável e possibilita trabalhar com ISO baixo e diafragma mais fechado. Mas, o valor deles é alto, o que pode inviabilizar um projeto. Existem os flashes de estúdio, que muitos chamam de tocha, e os flashes compactos, que utilizamos fora da câmera e com acessórios difusores e rebatedores. Com qualquer das duas opções é possível fazer um ensaio de qualidade. A única preocupação, independente da fonte de luz, é com a sua temperatura de cor. Ou seja, a cor da luz. As florescentes tender a ser mais azuis (tons frios) e os Leds e flash chegam mais perto da luz branca. O interessante é sempre acertar essa tonalização de cor na hora da edição.

6 – Determinação das poses

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O último passo é um dos mais importantes e está diretamente ligado aos passos anteriores. Dependendo do local, do tipo e ensaio, da iluminação é que vamos determinar as poses. Sim, você já deve ir para o ensaio com isso planejado. Muita gente cria as poses na hora, conforme o ensaio vai acontecendo, mas isso só funciona se você for muito criativo. O passo a passo é o mesmo para todo mundo. Você precisa de referências do que quer fazer. Procurar outros fotógrafos que fazem ensaios parecidos com o que você quer fazer e estudar as poses. Você pode até levar essas referências no dia do ensaio e mostrar para a modelo. Mas, acima de utilizar as referências para fazer uma cópia simples da imagem, você deve utilizar como ponto de partida e criar sua própria visão. Criar seu próprio ensaio. Com o tempo você vai desenvolver estilos e poses que vão se encaixar com sua própria personalidade como fotógrafo.

Seguindo esses 6 passos você vai ter a principal característica para o desenvolvimento de seu ensaio: confiança. Demonstrar que você sabe o que está fazendo é muito importante para dar segurança para a modelo/cliente. A última dica que tenho a oferecer é que é necessário ter uma equipe. Tudo bem que você está começando e não tem grana para investir nisso, mas você pode contar com amigos que acreditam em seu trabalho. Pelo menos uma maquiadora e alguém que ajude você com a iluminação. Além do fato de você não ficar sozinho com a modelo e ter mais uma pessoa atenta aos detalhes. Pode parecer estranho, mas ao fotografar estamos atentos às configurações da câmera e várias outras coisas técnicas e podemos não prestar atenção em um fio do cabelo fora do lugar ou uma etiqueta da lingerie que está aparecendo. Depois de todos esses cuidados é só sair para fotografar.

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